09/11/09
Fonte:
http://www.gife.org.br/redegifeonline_noticias.php?codigo=8722&tamanhodetela=4&tipo=ns
Nos preparativos para a 15ª Conferência das Partes da Convenção do Clima (COP-15), que acontecerá em dezembro, em Copenhague (Dinamarca), o Grupo HSBC divulgou os resultados da pesquisa HSBC Climate Confidence Monitor 2009, realizada em 12 países. Pelo levantamento, o Brasil é o país que mais acredita na importância de acordos climáticos e que 90% dos brasileiros são a favor de metas rigorosas de redução de emissões de gases.
O estudo, que é realizado anualmente, aborda quatro vertentes relacionadas às Mudanças Climáticas: as preocupações das pessoas com o tema, sua confiança e comportamento além da iminente discussão sobre o assunto. Ao todo, foram 12 mil entrevistados entre Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Hong Kong, Índia, Malásia, México, Reino Unido e Estados Unidos.
Segundo o levantamento, em todo o mundo, as pessoas também estão se engajando mais em reduzir – pessoalmente - suas emissões de carbono. A confiança de que os governos estão fazendo o possível continua baixa nos resultados de 2009, e o otimismo em relação à habilidade de solucionar os problemas resultantes das Mudanças Climáticas também diminuiu radicalmente.
Paralelamente, a expectativa dos pesquisados no acordo global de Copenhague para redução de emissões é muito alta.
Segundo 86% dos entrevistados, o Brasil é o país que mais acredita na importância do acordo, que deverá substituir o protocolo de Kyoto antes que ele expire, em 2012. Em seguida vem o México, com 83% e a China, com 75%. O índice mais baixo foi o dos Estados Unidos, onde apenas 45% da população acredita na importância deste acordo.
No que tange questões globais, a preocupação com a mudança climática no Brasil fica em quarto lugar, mostrando que o assunto é de extrema importância para a população. Em primeiro lugar, está a violência cotidiana, seguida da pobreza e das doenças pandêmicas – estas últimas são explicadas pela gripe Influenza A (H1N1).
No México, o destaque está na questão da mudança climática ser o tema que mais preocupa os entrevistados, enquanto nos Estados Unidos a questão fica atrás apenas dos desastres naturais.
Consciência e Atitude Outro tema analisado na pesquisa foi o comprometimento pessoal com a mudança climática. Isto é, o que cada indivíduo faz efetivamente para evitá-la.A pesquisa indica que 82% dos entrevistados globalmente já fazem coleta seletiva dos resíduos produzidos em casa, 70% adotam alternativas domésticas que reduzam o consumo de energia e 65% dirigem seus automóveis cuidadosamente a fim de usar menos combustível.
Ainda relacionado ao comportamento individual, foi analisada a questão dos “produtos verdes”. O brasileiro é o povo mais propenso a adquiri-los, sendo que 36% os comprariam se sentissem que o produto faria uma diferença positiva. Curiosamente, 22% apenas levariam um desses produtos para casa se não houvesse custo extra.
Um dado importante do estudo é a compreensão sobre o futuro. Nesse ponto, os entrevistados parecem extremamente pessimistas Em 2007, 23% deles acreditavam que as mudanças climáticas seriam reduzidas, enquanto que em 2009, apenas 17% creem nesta possibilidade.
O tema proposto pelo blog é de grande valia em nossa sociedade, aliado ao assunto tecnoverde, faz um link para um futuro tecnológico consciente e respeitando o meio ambiente.
ResponderExcluirA equipe mostrou a importância da mudança climática e o consumo verde, aproveitando esses links, poderia falar também sobre o consumo consciente, isso ajudaria bastante a diminuição de lixo tecnológico. A exemplo dos aparelhos celular.
O blog trata sobre um assunto contemporâneo de tamanha preocupação para a sociedade que é o consumo tecnológico.
ResponderExcluirFazemos parte de uma geração que vive plugada nas novidades, o que causa a necessidade de um grande consumo de materiais cada vez mais modernos. A existência desse blog colabora para o desenvolvimento sustentável.